Esta é a aula número 9 do Curso de Matemática Financeira do site SOFSTICA.  Nela, proponho e resolvo alguns exercícios sobre Valores Futuros, deixando outros para resolução pelos visitantes...

Aula 9 - atualizada em: 09.04.2024, às 14h32min

EXERCÍCIO PROPOSTO NA AULA 8:

1- Qual o valor do ganho salarial de um trabalhador, cujo salário mensal passou de R$ 2400,00 para R$ 2592,00:
a) 7,41%.
b) 9%.
c) 8%.
d) Nenhuma delas.

2- Qual o valor da perda salarial de um vendedor, cujo salário mensal - incluindo-se salário fixo e comissões - caiu de R$ 2592,00 para R$ 2400,00?
a) 7,41%.
b) 9%.
c) 8%.
d) Nenhuma delas. Resolvendo:
1- Como o aumento salarial incidiu sobre os R$ 2400,00, este será o valor utilizado para comparação. Logo: 2400/100% = 192/X%, lê-se: 2400 está para 100, assim como 192 está para X%.
Explico: 192 é o valor do acréscimo salarial = 2592 - 2400.
2400 é o salário inicial - base para comparação com o acréscimo, portanto valendo 100%.
X% é o porcentual que representa os R$ 192,00 de acréscimo salarial.
O produto dos extremos: 2400X = ao produto dos meios 100 . 192 => 2400X = 19200 => X = 19200/2400. Logo X = 8%, resposta contida na letra c.

2- A perda salarial será calculada sobre os R$ 2592,00. Logo: 2592/100 = 192/X => 2592X = 19200   => X = 19200/2592 => X = 7,41%, resposta contida na letra a.

EXERCÍCIOS SOBRE RAZÕES,
PROPORÇÕES, E REGRA DE 3

1- Resolva a questão, utilizando-se os conceitos de Razões, Proporções, Porcentagens e Regra de 3: Determine o número cujos 30% valem 1800.
1.1- Empregando-se os conceitos de razões: existem 2 razões: 1800/30%, e X/100%.
1.2- Existe 1 proporção: 1800/30 = X/100 => 1800 está para 30, assim como X está para 100.
Que X é esse? É o valor equivalente ao total - 100% -, que está sendo buscado.
1.3- Propriedade das proporções: o produto dos extremos - 1800 e 100 - é igual ao produto dos meios - 30 e X.
Logo: 30X = 1800 . 100 => X = 180000/30 => X = 6000.

2- Vou aproveitar o momento para propor uma questão que confunde até pessoas com grande experiência nos estudos da Matemática. Um produto custa R$ 1500,00, e outro produto similar, porém de pior qualidade, custa R$ 1200,00. Pergunta-se:
2.1- O porcentual que indica: quanto o produto mais caro tem o preço superior ao mais barato é o mesmo que o que indica quanto o produto mais barato tem o preço inferior ao mais caro?
2.2- Qual o porcentual que indica quanto o produto mais caro tem o preço superior ao mais barato?
2.3- Qual o porcentual que indica quanto o produto mais barato tem o preço inferior ao mais caro?
A primeira observação a se fazer é relativa ao comportamento de quem faz uma prova de concurso - qualquer deles. Talvez intencionalmente, com o intuito de medir a atenção dos concursados e, o grau de nervosismo dos mesmos, o(s) examinador(es) colocou(colocaram) de propósito o conteúdo do item 2.1 em primeiro lugar. Portanto, é preciso saber que não há como responder ao primeiro item, sem responder aos 2 seguintes.
Vencida a primeira barreira, passemos à solução do item 2.2. Note que, a primeira observação a se fazer é que: a comparação será relacionada ao produto mais barato: "preço superior ao mais barato".
O primeiro passo, para resolução dos 2 itens é determinar-se a diferença entre os preços: 1500 - 1200 = 300.
Agora, a diferença 300 será comparada - através de razões/proporções/regra de 3, ao valor do produto mais barato:
1200/100 = 300/X => lê-se 1200 está para 100, assim como 300 está para X. X é o percentual que representa a diferença, em relação ao produto mais barato.
Produto dos meios é igual ao produto dos extremos:   1200X = 100 . 300 => X = 30000/1200 => X = 25, que corresponde a 25%.
Portanto, a resposta ao item 2.2 é: O produto mais caro tem o preço 25% superior ao mais barato.

Passo, agora, ao item 2.3:
A diferença 300 será comparada - através de razões/proporções/regra de 3, ao valor do produto mais caro:
1500/100 = 300/Y => lê-se 1500 está para 100, assim como 300 está para Y. Y é o percentual que representa a diferença, em relação ao produto mais caro.
Produto dos meios é igual ao produto dos extremos:   1500Y = 100 . 300 => Y = 30000/1500 => Y = 20, que corresponde a 20%.
Portanto, a resposta ao item 2.3 é: O produto mais barato tem o preço 20% inferior ao mais caro.

O visitante/estudante pode ter ficado com a cabeça a 1000 km/h.   Uma paradinha para pensar com mais calma, e surge a compreensão. Ora, a diferença de valor entre os 2 produtos se mantém constante, para 2.2 e 2.3. Porém, o padrão de comparação passa de 1200 - em 2.2 -, para 1500 - em 2.3. Evidentemente, como em 2.2 a comparação é feita com um valor menor - 1200, a diferença de preços representa um porcentual maior - 25%. Em 2.3 a comparação é feita com um valor maior - 1500. Logo a diferença representa um porcentual menor - 20%.
Muito cuidado com esse tipo de questão. Certamente, em se tratando de questão de múltipla escolha a letra "a" conteria, para 2.1, 2.2 e 2.3:
a) 2.1- Sim, 2.2- 25%, 2.3- 25%.
E a letra b:
b) 2.1- Sim, 2.2- 20%, 2.3- 20%.


Volte à página inicial

Retorne ao acesso ao curso

Retorne à Aula 8