Esta é a aula número 5, do Curso de Matemática Financeira, de meu site SOFSTICA.  Nela resolvo o exercício dado na Aula 4, e discuto em detalhes, o uso da forma decimal das Porcentagens, para a realização de cálculos...
Matemática Financeira
Sofstica - Matemática Financeira
Aula 5 - atualizada em: 14.03.2024, às 09h39min
Vou iniciar a Aula 5, resolvendo o exercício deixado na Aula 4.
O dono de uma loja de roupas resolve fazer uma promoção em uma data especial, chamada Sábado Laranja. As camisas que hoje custam R$ 180,00, no próximo sábado - Sábado Laranja -, serão vendidas com desconto. O dono da loja que é não é dos mais confiáveis, resolve turbinar a oferta. Para isso, no final da semana anterior, subiu o preço das camisas em 4%. Na terça-feira, da semana da oferta, anunciou o desconto de 14,53%, sobre o preço da terca-feira. Já que o desconto oferecido foi usado para enganar o cliente, qual o verdadeiro porcentual de desconto oferecido - calculado antes o acréscimo de 4%? Qual o valor final das camisas.
Para obter-se o valor inicial das camisas, devem-se retirar os 4% que foram acrescidos, antes do anúncio da OFERTA:
Passo 0: clique LV, limpando o conteúdo das variáveis, envolvidas nos cálculos.
Passo 1: 4 na tela.
Passo 2: clique ENTRA.
Passo 3: 100 na tela.
Passo 4: clique ÷, obtendo-se 0.04, que é a forma decimal de 4%.
Passo 5: 1 na tela. O 1 representa os 100%, na forma decimal.
Passo 6: clique +, obtendo-se 1.04, na forma decimal, os 104% <=> 1.04 representa o valor inicial das camisas, mais os 4% de acréscimo.
Passo 7: 180 na tela.
Passo 8: clique ENTRA.
Passo 9: 1.04 na tela.
Passo 10: clique ÷, obtendo-se 173.08, que equivale a R$ 173,08 - valor inicial das camisas.
O próximo passo é obter-se o novo valor das camisas, na data da oferta:
Passo 0: clique em LV.
Passo 1: 1 no box. Representa os 100%, relativos aos 180.
Passo 2: clique ENTRA.
Passo 3: 0.1453 no box. Este é o valor decimal, correspondente aos 14,53% de desconto.
Passo 4: clique -, obtendo-se 0.8547, que é o valor decimal que representa 85,47% que é o novo valor das camisas.
Passo 5: 180 no box.
Passo 6: clique X, obtendo-se 153.85, equivalente a R$ 153,85, que é o valor final de cada camisa.
Sem nos preocuparmos em demonstrar, vamos assumir, para sempre, que o percentual de um valor com relação ao outro é dado pela divisão do valor final, pelo valor inicial:
Passo 0: 153.85 na tela.
Passo 1: clique ENTRA.
Passo 2: 173.08 na tela.
Passo 3: clique ÷, obtendo-se 0.8889, que representa 88,89%.
Ora, se 153.85, representa 88.89% - 0.8889, na forma decimal do valor total. O desconto é:
Passo 0: clique LV.
Passo 1: 1 na tela. Forma decimal dos 100%.
Passo 2: clique ENTRA.
Passo 3: 0.8889 na tela.
Passo 4: clique -, obtendo-se 0.1111, que equivale a 11,11%. Este é o desconto real concedido, sem a manobra desonesta do lojista.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Neste curso, um dos objetivos é orientar o visitante/estudante a utilizar, sempre que possível, a forma decimal das porcentangens, para os cálculos. Note que, eu poderia ter resolvido partes ou o problema todo, recorrendo a Regras de 3. Por exemplo, para se calcular o valor inicial das camisas:
180/104 = X/100, lê-se 180 está para 104, assim como X está para 100. Ou, melhorando a conversa: o preço atual das camisas representa 104% do preço inicial. O valor que quero determinar, representa 100% do preço. Logo 180 . 100 = 104X - produtos dos extremos é igual ao produto dos meios. Logo, X = 18000 / 104 = R$ 173,08 - mesmo valor obtido acima.
No caso em que se quer saber qual o percentual - quantos por cento - um número representa do outro:
153,85 representa quantos por cento de 173,08?
153,85/173,08 = X/100, que lê-se 153,85 está para 173,08, assim como X está para 100. Ou, mais claramente: 153,85 representa quantos por cento de 173,08 - valor de X -, sendo que os 173,08 representam os 100%. Logo: 153,85 . 100 = 173,08X => X = 15385/173,08 => X = 88,89% - mesmo valor obtido acima.
Portanto, de agora em diante, em nosso curso, e fora dele, para se obter o valor porcentual, dado na forma decimal, que um número representa do outro: divide-se o citado número pelo outro.

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