Um script em Java, assim como qualquer programa, usando qualquer linguagem, não é capaz de resolver um problema. Entretanto, é uma ferramenta poderosa capaz
de resolver o problema, digamos, "uma única vez", sendo disponibilizado para resolver outras situações que guardem identidade com aquela que levou à sua construção.
Não se trata apenas de "falar bonito". O que aqui dizemos expressa de forma sucinta a realidade. Pois bem, estando diante da necessidade de conversão de um número
decimal em hexadecimal ou vice-versa, o script que iremos gerar será uma repetição dos passos que mostramos, na página anterior e que conduzem à solução das duas
vertentes da questão em análise. Ou seja, para transformar decimal em hexa, divide-se sucessivamente o número e, posteriormente o quociente gerado, por 16, até
obter-se um quociente menor que 16. Em cada etapa, reserva-se o resto obtido para ser juntado no final, partindo-se do final para o começo e formar o númnero hexa.
Ressalve-se que, no momento em que o quociente se torna menor que 16, o resto a ser tomado será o próprio quociente. Em se tratando da transformaçao inversa, iremos
multiplicar cada algarismo (ou letra de A a F) pelo 16, elevado ao expoente correspondente à posição do algarismo ou letra. Caso o leitor/visitante deseje conhecer
o teor do script, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar: "exibir código fonte da página".