Em nosso encontro anterior, deixamos um desafio para nossos visitantes. Quantas combinações de 3 em 3 números se podem formar, com os números inteiros de 1 a 9? De acordo com o que vimos, lá no citado encontro, *C(n,p) = n! / p! x (n - p)!. Ou seja: **C(n,p) = C(9,3) = (9 x 8 x 7 x 6!) / 3! x (9 - 3)! = (9 x 8 x 7 x 6!) / 3! x 6! => C(9, 3) =
(9 x 8 x 7) / 3! = 9 x 8 x 7 / 3 x 2 x 1 => C(9,3) = 3 x 4 x 7 = 84.
* Lê-se combinação de n elementos, tomados p a p elementos.
** Simplifica-se o 6! do numerador pelo do denominador. Depois simplificam-se o 9 por 3 e 4 por 2.
Quando já se está habituado aos cálculos e, seguro de que não houve erros nas contas, a pessoa não terá nenhuma dúvida sobre a correção do resultado. Entretanto, no início, a pessoa ficará tentada a provar a correção, escrevendo todos os ternos e, fazendo sua contagem. Se você se julga muito persistente, pode até escrever as combinações, uma a uma e contá-las. Este, entretanto, não é o método recomendado. Procure estudar a aula anterior e, também esta, exaustiva e pacientemente, até dominar o método.
Montarei um pequeno formulário, abaixo e, através de um script em JavaScript, disponibilizarei uma espécie de calculadora, capaz de calcular todas as combinações possíveis até determinado limite***:
*** No momento, não há interesse em se determinar este limite.